terça-feira, 18 de janeiro de 2011

DIVULGADO O LEMA PARA O ANO ROTÁRIO 2011-2012



Conheça a Si Mesmo para Envolver a Humanidade é o lema para o ano rotário 2011-2012 divulgado na Assembléia Internacional do RI de 2011, realizada em San Diego, EUA, pelo presidente eleito KALYAN BANERJEE.
Pede que cada um nós Encontre sua essência, desenvolva sua força interior e, sem hesitar, siga em frente e abrace o mundo para envolver a comunidade e que “ Precisamos nos comprometer plenamente e dizer: vou fazer o que deve ser feito”

Um comentário:

  1. Caro Companheiro Alceu Eberhardt,
    bom dia:
    O novo lema criado para o ano rotário 2011-2012 "Conheça a Si Mesmo para Envolver a Humanidade", pelo Presidente Eleito - Kalyan Banerjee,,encerra toda a essência da filosofia milenar dos Hindus.

    Esse lema é de uma força tal,que obriga-nos a atingir algo muito maior do que as simples "metas" referentes à projetos e estruturas internas no RI, pois diz respeito direto ao espírito de cada um que deve estar presente 100% naquilo que faz.
    Esse lema vai mais longe,fazendo-nos conhecer o melhor e o pior em nós mesmos. Em cada um de nós. E isso é muito mais difícil do que se pode imaginar,porém, se o objetivo for alcançado, emergirão pessoas, Companheiros,muito mais comprometidos e envolvidos verdadeiramente com a causa Rotária.
    Foi com muita satisfação que li a matéria sobre o lema e os ideais do PE Kalyan Banerjee,demonstrando um Presidente do RI preocupado com o essencial do "espírito" do Rotary, indo muito além de traçar planos de metas e estratégias para sua obtenção.
    Kalyan Banerjee,ao pedir:"usem sua força interior para terem sucesso no Rotary"e em suas premissas maiores:
    "Encontre sua essência,desenvolva sua força interior e sem hesitar,siga em frente e abrace o mundo para envolver a comunidade"e
    "Precisamos nos comprometer plenamente e dizer:vou fazer o que deve ser feito". E ainda: " Os rotarianos devem encontrar sua força interior,realizando grandes feitos em suas comunidades pelo mundo";ele está alertando a todos nós,a importância do"despertar o espírito rotariano" ainda adormecido em tantos Companheiros que se "imaginam" Rotarianos, quando ainda não o são.Bem,ao menos foi essa minha interpretação.

    Ele enfatizou sobremaneira o valor da Família,dizendo que as comunidades nas quais vivemos,são formadas na sua essência por"Famílias" e não somente por pessoas.

    Famílias que partilham suas vidas, experiências,destinos,etc.Essa assertiva é de uma profundidade e verdade,impactantes.

    Ele arrematou seu filosófico argumento dizendo:"Boas famílias formam bons bairros,que formam boas cidades".
    Um antagonismo ao conhecido princípio :"Boas cercas fazem bons vizinhos", tão largamente difundido na sociedade Ocidental,sendo a razão de boa parte das desarmonias e desgraças sociais que vigoram na sociedade.

    Crucial,foi o ponto no texto onde ele pediu aos Rotarianos para identificarem o que fazem de bom,para fazerem ainda melhor, como prover água tratada;promover a alfabetização;trabalhar com as Novas Gerações,etc.
    Citou ainda,a famosa frase de Mahatma Ghandi:"Você deve ser a mudança que deseja ver no mundo", priorizando a importância da mudança.
    Um detalhe curioso,foi constatar, analisando o desenho do novo lema rotário,ser parecido com o desenho dos deuses Indianos Ganesha,deus Hindú da sabedoria e com Sarawasti,deusa das artes,possuindo cada qual 4 braços,sendo que o desenho do lema rotário,apresenta 6. Uma inspirada estilização indiana muito bonita.

    Ele conclui com praticamente um "hino" aos ideais rotários de mudança e renovação:
    "Se desejamos paz,comecemos vivendo a paz em nós mesmos,nossos lares e nossas comunidades.Se desejamos interromper a degradação ambiental,reduzir a mortalidade infantil ou combater a fome,devemos ser o instrumento de mudança e reconhecer que ela deve começar DENTRO de cada um de nós".

    Enfim,2011-2012 será um ano Rotário muito especial,voltado para o desenvolvimento do espírito rotário como o amálgama que nos unirá
    em torno da causa maior de servir à humanidade, sendo guiados por um Presidente sensível e historicamente sintonizado com os mais elevados princípios humanitários.

    Obrigado pela oportunidade.
    Rotary Club de Joinville Manchester
    Walter do Amaral Varella

    ResponderExcluir